Psiquiatria geral

Nossos pacientes são avaliados e tratados em cada fase do tratamento, de acordo com as suas necessidades.

O tratamento é baseado na filosofia de equipe multiprofissional constituída por psiquiatra, psicólogo, profissional de enfermagem e assistente psiquiátrico.

A equipe tem a função de, a partir da discussão clínica de cada paciente, traçar as diretrizes de tratamento medicamentoso, assim como as estratégias técnicas a serem utilizadas no manejo de cada paciente.

Estas discussões em equipe ocorrem com a frequência necessária e tem a função de avaliar e tratar cada paciente em seu período de tratamento, desde o momento da internação até a alta clínica.

Etapas do tratamento

• Recepção do Paciente Psiquiátrico e Família

No momento da internação o paciente é avaliado para que se faça um primeiro diagnóstico da situação emergencial que motivou a internação.

Concomitantemente a equipe faz a reunião familiar com o intuito de colher dados da doença psiquiátrica que o paciente é portador assim como dados da dinâmica familiar que possam influir nos sintomas clínicos que o paciente apresenta.

• Início do Tratamento

Uma vez internado, o paciente é avaliado por elementos da equipe: psiquiatra, psicólogo, enfermagem e assistente psiquiátrico com a finalidade de estabelecer:

• Tratamento clínico psiquiátrico
  • Necessidades de tratamento clínico geral
  • Orientação psicológica
  • Diretrizes de tratamento para a equipe de enfermagem e assistentes psiquiátricos

• O Tratamento

O tratamento do paciente psiquiátrico tem como finalidade o controle dos sintomas psíquicos relativos à doença de que é portador e também a ressocialização e sua reintegração social e familiar.

Integram o tratamento sessões de orientação e terapia familiar com o intuito de compreender a dinâmica familiar e preparar os membros da família para lidarem de maneira adequada com o paciente após a sua alta.

Esse modelo de tratamento (paciente e família) tem se revelado eficiente na redução do período de internação.

Rua: Joanita Xavier Braz, 750

Bairro: Jardim São Fernando